top of page
Logo da criadora Daniela Mendes

Só mulheres no cortejo do Festival da Canção

Evento abre a 55ª edição com celebração à música brasileira e protagonismo feminino nas ruas de Tiradentes.

Arquivo Batucada das Minas/Rafael Nascimento
Arquivo Batucada das Minas/Rafael Nascimento

Agenda


Tiradentes revive neste fim de semana o espírito dos grandes festivais da música popular brasileira, mas com um toque que é a nossa cara: um cortejo formado apenas por mulheres dá início à 55ª edição do Festival Nacional da Canção. A ação acontece no sábado (26) e percorre as ruas históricas da cidade, integrando a programação do evento que reúne artistas locais e de todo o país nos dias 25 e 26 de julho. A proposta surgiu da produtora Marisol Jota, da Batucada das Minas, inicialmente convidada para uma apresentação musical. “A organização chamou a gente para tocar, e eu propus: ‘Por que não um cortejo? A gente gosta mesmo de ocupar as ruas’”, conta.


Além do grupo de percussão, o cortejo reúne instrumentistas de sopro, a Ienjais Companhia de Dança Cigana, de São João del-Rei, o Coletivo Birutas, de Barbacena, e a artista Benvinda D’Angelo, conhecida por suas performances em pernas de pau. O trajeto vai da Igreja do Rosário até o Largo das Forras, onde será apresentado o show "Sempre Vivas", em homenagem a grandes divas da MPB.


Esta é a terceira vez que o festival acontece em Tiradentes. Para a coordenadora do evento, Renata Alves Milagres, a cidade já incorporou o espírito do projeto. “É incrível como a cidade e o evento se completam. Tiradentes é uma cidade que respira arte, cultura, o que é a cara do festival. Estamos muito felizes em estar aqui mais um ano”, afirma.


Ela também compartilha as expectativas para o fim de semana: “É uma experiência maravilhosa! Saber que tantas potências culturais estarão unidas no festival é algo inovador nesses 55 anos de história. Mulheres que se unem para homenagear divas da música é uma expressão de arte e criatividade.”

Competição segue até Boa Esperança


Arquivo Fenac 2024/Foto Thais Andressa
Arquivo Fenac 2024/Foto Thais Andressa

A abertura oficial tem show com o cantor Paulo Ricardo. Na parte competitiva do festival, São João del-Rei será representada por João Lara, com a música Vestígios do Cavaleiro. Tiradentes também tem seus representantes: Valcir Barbosa e Beto Marques, que apresentam uma canção em homenagem à cidade. Em 2023, o quarto lugar foi conquistado por Sussurro, composição de Thamiris Chaves, Victor Emanuel e Thobias Jacó, também de São João del-Rei. Quem sabe, esse ano, alguém da região não traga o troféu pra cá?


Após a etapa em Tiradentes, o festival segue por outras cidades mineiras: São Tomé das Letras, Perdões, Três Pontas, Coqueiral, Nepomuceno e, por fim, Boa Esperança, onde acontece a grande final. Foram selecionadas 120 músicas, que concorrem ao troféu Lamartine Babo e a uma premiação total de R$ 250 mil. Em Tiradentes, 18 concorrentes se apresentarão presencialmente e dois em formato online.


Com 51 anos de história ininterrupta, o Festival Nacional da Canção é hoje um dos principais palcos da nova MPB. Inspirado nos festivais televisivos dos anos 1970, que revelaram nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso e Os Mutantes, o evento resistiu à pandemia e retomou o formato presencial em 2022, reforçando o prazer coletivo de assistir à música ao vivo em praça pública.


Programação:


Sexta-feira, 25:


14h: Coro Vivavoz & Ação Cultural Artes Vertentes no Largo das Forras

14h40: Entrega da premiação do concurso de redação no Largo das Forras

15h: “O pequeno grande circo do Pinico” no Largo das Forras.

16h: Espetáculo “Nossa Senhora do Bom Humor” no Largo das Forras.

17h: II Duo (lírico) no Largo das Forras

17h30: Quinteto Bravíssimo.

20h: Abertura com Show de Paulo Ricardo e músicas concorrentes, na Praça da Rodoviária.


Sábado, 26:


14h: Coral da Apae no Largo das Forras.

14h30: Espetáculo “Nossa Senhora do Bom Humor” no Largo das Forras.

15h20: “Meu ouvido não é Pinico” no Largo das Forras.

16h20: “Marionetes a Fio” no Largo das Forras

16h40: II Duo (lírico) no Largo das Forras

17h: “Cortejo da Canção com Batucada das Minas e Show Sempre Vivas.  O cortejo sai da Igreja do Rosário às 17h.

20h: Músicas concorrentes e intervenções artísticas.

Comentários


bottom of page