Mais capacitação para prefeituras
- Daniela Mendes
- 22 de ago.
- 3 min de leitura
Casa das Cidades: iniciativa da UFLA conecta pesquisa, extensão e apoio técnico às gestões de prefeituras. Leia a conversa que tivemos com a professora Julia Moretto.

Uma nova oportunidade para os executivos e legislativos municipais terem uma gestão mais eficiente começa no dia 3 de setembro. Esta data marca a inauguração da Casa das Cidades, no Campus Histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O espaço nasce com a proposta de aproximar a instituição das administrações, mas também como forma de dar mais suporte técnico e científico no enfrentamento de desafios cotidianos.
O objetivo, segundo a professora do curso de administração pública, Julia Moretto, é transformar a relação entre academia e prefeituras, criando um canal permanente de cooperação em áreas como planejamento urbano, desenvolvimento territorial e políticas sociais. Para entender melhor como a ideia surgiu e quais são as expectativas para o futuro da Casa das Cidades, entrevistamos Julia, que faz o convite aos municípios.
1. De quem é a iniciativa da Casa das Cidades dentro da universidade?
A Casa das Cidades é uma iniciativa da reitoria da UFLA, em conjunto com a Assessoria Estratégica de Parcerias, vinculada à própria reitoria. Trata-se de um espaço voltado para a cooperação entre a instituição e os municípios de Minas Gerais. É uma iniciativa estratégica que tem como objetivo promover um diálogo permanente com as administrações municipais e oferecer apoio técnico e científico às gestões locais, tanto no desenvolvimento urbano e territorial quanto no social, por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
2. Teve alguma demanda que motivou a iniciativa? Quais foram as motivações?
Em abril, um evento realizado na universidade, em parceria com a União de Vereadores do Sul, Centro-Oeste e Campo das Vertentes (Unives), solicitou que fosse promovido um encontro para discutir potenciais parcerias entre a UFLA e o setor público municipal. Foi um evento breve, mas importante.
O Departamento de Administração Pública, junto com a pró-reitoria de Planejamento e Gestão, promoveu então palestras sobre as possibilidades de cooperação, acordos e convênios. Participaram mais de 40 prefeituras e municípios diferentes, além de vereadores, câmaras e representantes municipais.
Nesse evento, a partir de uma proposta já antiga do professor do Departamento de Administração Pública, José Roberto Pereira, o vice-reitor da universidade, professor Jackson Antônio Barbosa, anunciou a criação do que naquele momento estava sendo chamado de “Casa dos Prefeitos”. A ideia também foi apoiada pelo professor Eduardo Pereira, que defendia a criação de um espaço de capacitação, uma espécie de escola de governo para os municípios.
Assim surgiu a proposta da “Casa das Cidades”, concebida como um espaço mais amplo – não apenas no nome, que amplia a perspectiva de gênero para os municípios, mas também no alcance, ao incluir o legislativo, secretárias e secretários municipais e outros segmentos do poder público. A proposta vai além de cursos e informações, abarcando também diferentes tipos de eventos, capacitações e a prospecção de novos projetos.
3. Depois da inauguração, o que está previsto?
A expectativa é atender às demandas dos municípios, especialmente na elaboração de projetos técnicos para captação de recursos. Isso pode ocorrer, por exemplo, por meio de emendas parlamentares ou de recursos disponíveis em ministérios que, muitas vezes, deixam de ser acessados por falta de projetos adequados. Assim, a Casa das Cidades se propõe a viabilizar essa captação a partir da elaboração conjunta dos projetos.
Já no evento de inauguração, será lançado também um site que reunirá as cartas de serviços de diversos segmentos da universidade, como institutos, faculdades, núcleos de pesquisa, núcleos de extensão e empresas juniores. Além disso, haverá uma feira de soluções, em que esses setores apresentarão os projetos e iniciativas que podem ser desenvolvidos em parceria com os municípios.
Serviço:
Contatos para firmar presença no evento até o dia 29/08.
E-mail: casadascidades@ufla.br
Telefone/WhatsApp: (35) 9 9739-0115








Comentários