Em busca de novos caminhos
- Daniela Mendes
- 26 de ago.
- 4 min de leitura
O gabinete da vereadora de São João del-Rei, Sinara Campos, promove encontro de gestores e sociedade civil para fomentar o diálogo e boas práticas na política.

Às 8h, nesta quinta (29), o salão nobre da ACI Del-Rei servirá de ponto de encontro de prefeitos, vereadores, assessores e lideranças comunitárias. É o Caminhos da Boa Política, o I Encontro Regional de Gestão Pública e Lideranças que Inspiram e Transformam. A anfitriã é a vereadora de São João del-Rei, Sinara Campos, que por meio do seu gabinete pretende com o evento ampliar o debate em torno de soluções para o município.
Sinara é a vereadora mais votada na eleição de 2024 em São João del-Rei, com 2.355 votos. A trajetória dela começa em Santa Cruz de Minas, onde foi prefeita por dois mandatos (2013 a 2021). Ali presidiu consórcios de saúde, educação e serviços que ultrapassavam os limites das cidades. Depois, virou secretária de Educação em Tiradentes, secretária-executiva da AMMA e secretária de Saúde em Barbacena.
Um currículo raro no executivo, em que poucos atuaram por tantas administrações da região. Também já passou por alguns partidos: foi do PT, PSD, já ficou sem partido e agora é do PV e estreia no legislativo municipal.
No plenário e nas redes sociais, Sinara é conhecida por estar sempre vigilante à saúde, mas sem descuidar de outras pautas. Licitações e inconsistências de leis tem com a parlamentar um crivo pelo qual gosta de ser reconhecida.
Num tom crítico, sem ser estridente, a vereadora acha que a Câmara gasta tempo demais em embates ideológicos. Ela aposta no diálogo como método e diz querer uma política transparente, participativa, comprometida com resultados. Por isso, o encontro que organizou pretende ser uma extensão dessa forma de pensar e estilo.
O evento se organiza em quatro painéis: Mulherar a política; Comunicação, narrativas e mandatos com propósito; Turismo como transformador social, econômico e cultural; e O medo da caneta, sobre a aplicação da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB).
Sobre a LINDB – Com alterações em 2018, a lei busca exigir que os gestores considerem as consequências de suas decisões. Embora reconheça a responsabilização do agente público apenas em casos de dolo (intenção) ou erro grosseiro (culpa grave), a lei busca evitar que o receio de errar paralise a administração e impeça decisões importantes.
Entre os convidados se destacam a deputada estadual Lohanna França (PV), a prefeita de Piedade do Rio Grande Danielle Martins (PRD), a vereadora de Divinópolis Kell Silva (PV), além da candidata a vereadora de Tiradentes pelo PT, Juliana de Moraes, a gestora cultural Aline Garcia, entre outros.
Para Sinara, reunir esse time é mais do que agenda de gabinete. É uma tentativa de dizer à região que o debate pode ser outro. Que há coisas boas acontecendo, apesar do desgaste da palavra política. Confira a entrevista.
Qual foi a motivação para criar esse evento?
Ele surge da necessidade. Muitas pessoas me procuraram, inclusive vereadores de outras cidades, pedindo um espaço para trocar experiências. A ideia é identificar coisas positivas no nosso processo político, o que anda cada vez mais difícil, e valorizar gestores e lideranças que fazem um trabalho diferenciado. Queremos promover o debate em nível regional e, a partir daí, criar uma constância de pautas regionais que possam ser discutidas de forma democrática e progressista.
Quando você fala em política, está se referindo apenas à institucional ou também à cotidiana, da sociedade civil?
As duas. Temos a política institucional, com mandatos, mas para mim a sociedade civil é até mais importante nesse processo. Um não existe sem o outro.
Como vocês definiram esses temas?
Muito veio do diálogo com outras lideranças e da nossa experiência no dia a dia. Esse primeiro evento vai funcionar como termômetro para sentir quais pautas são prioritárias. Por isso optamos por um painel plural, que não segue apenas uma linha temática.
Quem está com você neste evento?
A realização é do nosso gabinete, mas contamos com apoiadores. Temos agências de comunicação que já trabalham conosco, além de mandatos parceiros, como o da deputada Lohanna e o do prefeito Carlos Du (PSD), de Barbacena. Aos poucos vamos agregando mais pessoas que se identificam com esse processo.
Qual a dinâmica destas cinco horas de encontro para falar de coisas tão complexas?
A proposta é abrir um espaço de discussão, mostrar que há coisas boas acontecendo e também fazer críticas construtivas sobre o que ainda falta amadurecer, seja na sociedade civil ou nos legislativos municipais, que muitas vezes têm debates rasos e superficiais. Nossa Câmara tem sido marcada por debates ideológicos que pouco contribuem para o dia a dia da população. A ideia é chamar a atenção para temas importantes e trazer pessoas com capacidade de diálogo. Queremos debates mais técnicos, honestos e produtivos. Minha experiência no Executivo me ajuda a enxergar os dois segmentos, executivo e legislativo, de forma a enriquecer a discussão. É um processo colaborativo, mais demorado, mas que gera resultados consistentes.
E qual é o impacto esperado?
Mostrar que há pessoas interessantes falando de temas relevantes e que o debate qualificado transforma a política. Não tem como mudar a vida das pessoas sem falar de política. A ideia é construir coletivamente, com paciência e diálogo.
...
Serviço
Para se inscrever acesse o instagram da vereadora: @sinara_campos
Ou: @cbpminas








Comentários