top of page
Logo da criadora Daniela Mendes

Aplausos ao protagonismo

Atualizado: 1 de jul.

Quatro mulheres foram homenageadas na Câmara de Vereadores pela atuação comunitária em Tiradentes.


Da esquerda para direita: Suellen, Juliana, Kellen e Sônia
Da esquerda para direita: Suellen, Juliana, Kellen e Sônia

Reconhecimento e agradecimentos marcaram esta segunda-feira (30), quando quatro mulheres foram homenageadas pela Câmara de Vereadores de Tiradentes com moções de aplauso. As homenagens celebram histórias de luta, trabalho coletivo e transformação social.


O vereador Paulo Wagner (PRD) foi autor de três das homenagens: Maria Sônia Ursula Silva, Kellen Alessandra Silva Castelo Branco e Juliana de Morais Ferreira. Já a vereadora Suellen Cruz (PT) assinou a moção de aplausos concedida a Suellen Marina Ribeiro Sottani.


Voluntariado que cura!


Sônia Úrsula
Sônia Úrsula

Depois de anos como líder comunitária e, mais tarde, como a primeira superintendente da superintendência da mulher no município, Sônia Úrsula estava visivelmente emocionada.


É gratificante! Depois de tantos anos de trabalho voluntário... São mais de 40 anos! A gente receber essa homenagem, esse carinho que eu nem pensava em receber.


Sônia fez questão de lembrar que muitos estiveram ao seu lado ao longo da caminhada. Mas o que mais a motiva é ver o impacto do que foi feito:


Muita mulher foi beneficiada. Muitas mulheres hoje estão empoderadas graças a esses vários projetos que a gente realizou. Muitas estão tendo uma renda extra e muitas famílias foram restauradas.


Ela acredita que uma mulher que se cura inspira outras.


Hoje, elas têm uma autoestima muito melhor e são também exemplo para outras que estão passando por momentos difíceis”, explica. Em seguida, compartilha sua motivação pessoal:


Eu comecei esse trabalho exatamente por causa de uma depressão. Consegui mostrar para as pessoas que é possível sair da doença. Foram poucas as vezes em que tomei remédio, sabe? O voluntariado me ajudou muito mais, porque o remédio prende a gente.

Cozinha política!


Juliana Ferreira
Juliana Ferreira

A cozinheira Juliana Ferreira é, assim como Sônia, uma velha conhecida da Casa. Muito atuante na comunidade, já subiu na tribuna várias vezes, fez parte de alguns conselhos e hoje está na organização da grande comemoração do “Banquete da Inconfidência”. Como empresária, sempre se preocupou com o tiradentino em primeiro lugar. Até tentou se candidatar a vereadora duas vezes e fez parte de várias ações feministas na cidade.


A gente faz, porque realmente acredita que esse seja o caminho para uma sociedade mais justa, né? Mais igualitária, mais a sociedade que sonha. Então, quando vem essa homenagem, a gente se sente recompensada, fica feliz com esse reconhecimento”, disse satisfeita.


Mas para ela, o que valeu mesmo o dia foi a companhia. “Eu me sinto honrada de estar junto dessas outras mulheres incríveis, com as quais já tive a oportunidade de trabalhar em outros momentos, né? E ver que esse trabalho é reconhecido pela sociedade. Sim. Coletivo é o que vale”.


Arte no corpo e na comunidade!


Suellen tem uma trajetória exemplar na cidade. Mãe de três filhos, artesã, vendia bijuterias de forma ambulante. Depois estudou, virou referência de tatuagem e tem uma escola da arte sobre a pele que já revelou muitos talentos. Mas a homenagem não é pela divulgação e promoção do ofício na cidade, embora merecesse. É pela atuação dela na área de saúde e é também pelo trabalho que faz como presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Condim.


A mãe, a irmã e os filhos de Suellen foram prestigiar o reconhecimento pela dedicação da mulher na comunidade. Esperamos a sessão de fotos familiares e os chamegos acabarem pra conversar com ela.


A gente sempre faz trabalho social sem esperar reconhecimento nenhum, mas algum que vem, às vezes, dá aquele gás, né? Dá uma visão de que você não tá completamente sozinha. E eu fico muito feliz. Eu sou muito envolvida com a comunidade mesmo de Tiradentes”, se declarou ela com a energia lá em cima.


Suellen homenageada (esq) e Suellen vereadora (dir.)
Suellen homenageada (esq) e Suellen vereadora (dir.)

Mas Suellen vê além do fato e chama a atenção.

“Eu imagino que essa moção sirva de exemplo também para outras pessoas que querem ser conselheiras. É muito importante fortalecer os conselhos. É importante a pessoa saber que ela não precisa ter posição política ou saber ser diplomata e nada. Inclusive, eu sendo artista, convido a todos que tem aí suas cabeças alternativas também para entrar nesse sistema. Querendo ou não, a gente depende dele!”

Nutrição como semente


Kellen
Kellen

A nutricionista Kellen não sabe se foi fisgada pela cidade ou se foi ela que conquistou Tiradentes. Há quatro anos morando aqui e trabalhando pelo Instituto "Traga Luz" e na prefeitura, a atuação dela foi elogiada por muita gente que estava na reunião. O clima de reconhecimento era unânime.


O coração tá quentinho, né? A gente fica com coração grato mesmo. Trabalho na Prefeitura Municipal na área da saúde, mas também trabalho com o projeto Casa Nutri Tiradentes, que é pelo Instituto Tragaluz. É um projeto de combate à subnutrição infantil. Então, na verdade, eu estou envolvida em muitos departamentos: conselho da criança e adolescente, participo assim de um pouquinho em pouquinho. Brinco que eu estou fazendo tudo junto e misturado”, explica sua atuação.


Para Kellen, a nutrição está presente em todo ciclo de vida. Desde a gestante, do bebê, do adulto até o idoso. Então, por isso ela se sente motivada a participar de tudo. “Eu também gosto desse envolvimento, de participar de tudo e estou muito grata! Não sou de Tiradentes, sou de Belo Horizonte. Mas estou aqui, assim, fui muito bem recebida e, realmente, sinto muita gratidão por todas as pessoas maravilhosas que eu conheci aqui”, concluiu.


Algumas notinhas da reunião:


Carolina Ivanicska
Carolina Ivanicska

Mulher nas finanças: A Secretária de Finanças da cidade é Carolina Ivanicska da Costa. A maioria das pautas do dia giraram em torno da arrecadação e deu pra ver que ela tem enfrentado muitos desafios.









Luciana Venturini
Luciana Venturini

Junho violeta: A vereadora Luciana Venturini (Republicanos) apresentou um projeto que institui o "Junho Violeta, Mês de Conscientização e Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa". Torna obrigatório a fixação de cartazes informativos sobre canais de denúncia de violência contra idosos em locais de grande circulação no Município de Tiradentes. Luciana disse que a ideia não é original, mas que deseja assim fortalecer uma lei federal. Com isso, o calendário oficial de eventos do município ganha um mês inteiro de defesa a pessoa idosa. Tiradentes poderá promover via secretarias, campanhas educativas, palestras, debates e seminários de caráter informativo e reflexivo sobre direitos da pessoa idosa e enfrentamento da violência.



Mari Jo
Mari Jo

Viva a luta: A ativista Mari Jo chegou com o professor Luís Cruz para deixar todos a par do processo de tombamento da Serra de São José. Ficou claro que a cidade tem muita luta pela frente. Ao final, ela puxou um viva a São Pedro, a São José e a Xangô.







ree

Comentários


bottom of page